Parceria tem objetivo de reduzir acidentes viários em Fortaleza.
Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas para participar de programa.
Projeto visa reduzir número de acidentes nas ruas
A Prefeitura de Fortaleza e Bloomberg Philanthropies anunciaram uma parceria para aumentar a segurança viária da capital cearense. O projeto “Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária - Etapa Inicial” traça ações de curto, médio e longo prazos para aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes na capital cearense.
Em reunião entre os órgãos serão discutidas iniciativas que irão subsidiar o planejamento de ações para reduzir as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito na capital, entre elas estão a Redução da Percepção de Impunidade de Motoristas Alcoolizados; Programa de Educação dos Motociclistas; Programa de Gerenciamento de Velocidade em Área Urbana; Convivência Pacífica com a Bicicleta; Readequação de Travessia para Pedestres e Pessoas com Mobilidade Reduzida; e Avaliação da Operação e Segurança dos Corredores Exclusivos de Ônibus.
Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas para participar do Programa Bloomberg de Segurança Viária. De acordo com o Secretário Executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), Luiz Alberto Sabóia, um dos encarregados de
acompanhar o programa em Fortaleza, “a cidade está enfrentando um problema histórico pela primeira vez com determinação. Não é só a mobilidade urbana, é a humanização do trânsito”, avalia. “O nosso desafio é reduzir drasticamente, nos próximos cinco anos, o número de acidentes de trânsito em Fortaleza", completa Sabóia.
Na prática o programa vai oferecer à Fortaleza assistência técnica de especialistas globais em segurança viária, inclusive com treinamento para agentes e setores de inteligência do trânsito, campanhas educativas, ações de redução de acidentes, estímulo ao uso de bicicletas nos deslocamentos urbanos e corredores exclusivos de ônibus.
A Bloomberg Philanthropies vai enviar a Prefeitura de Fortaleza três especialistas em segurança viária, que irão trabalhar em tempo integral. Os profissionais vão reforçar a equipe do PAITT, o setor de inteligência da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e o corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF), além de oferecer recursos para fins específicos do Programa.
0 comentários: